Geóglifos Pré Colombianos na Região de Tocopilla, Norte do Chile

Geóglifos são grandes estruturas ou figuras desenhadas no chão com pedras, fragmentos de rochas ou minerais, desníveis de terra etc., frequentemente representando famílias de formas geométricas, formas antropomórficas, ou formas zoomórficas.

Placa_Chile

Os geóglifos são a presença viva da passagem de culturas pelos mais diversos ambientes do planeta. Na América do Sul o mais conhecido são as Linhas de Nazca, no Peru.

Embora Nazca seja o maior ponto turístico, outros geóglifos de menor conhecimento existem em toda extensão da rota dos incas na América do Sul, incluindo Argentina, Chile, Perú e Brasil.

Durante a minha expedição 4×4 realizada em janeiro de 2015, cuja rota era o Chile com destino final Machu Picchu, tive a oportunidade de passar por um sítio arqueológico de geóglifos em Maria Elena, no norte do Chile. A rota percorrida foi o trecho Arica (Chile) e Tacna (Peru)

Maria Elena é uma comuna da província de Tocopilla, Antofagasta. A região é considerada pelo livro Guiness como o ponto mais seco da Terra, e os acessos à região são de grande dificuldade.

Maria Elena

Talvez pela dificuldade de acesso, os geóglifos chamados de La Encanada foram preservados e se tornaram um Patrimônio Nacional do Chile.

Segundo os dados do Patrimônio Nacional do Chile, este geóglifos são manifestações artísticas pré colombianas que abrange o período de 400 a.C. até 1450 d.C.

geóglifo

E como sempre falo, há muito mais para ver em nosso belo planeta do que nos mostra as agências de turismo…

Arrisque! Faça algo diferente!!!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s