Contos da Lua Cheia (1): O Sonho

A menina estava a costurar na porta de casa… sua mãe e sua irmã mais velha estavam na cidade vendendo a colheita esmirrada. Seu pai, na desculpa de procurar uma forma de sustento mais rentável, foi embora há alguns anos e nunca mais se soube dele.

W.A. Bouguereau - Jovem Menina a Costurar

W.A. Bouguereau – Jovem Menina a Costurar

 

Remendando suas vestes com pontos pequenos e delicados, ela tinha o olhar vazio e longínquo como quem estivesse com a vida em suspenso, dançando no baile de gala em seus sonhos.

Era a virada do século; na Europa se falava de levantes, revoluções, guerras. A menina, que deste velho mundo nada conhecia, continuava a sonhar com os grandes salões em seu pequeno mundo na região agrícola de Barcelona, na Espanha.

Ela gostava de costurar, tinha um ponto impecável, assim dizia sua mãe. E seu sonho era ser uma famosa costureira com um ateliê em estilo art noveau, que ela tinha visto em uma revista que lhe caiu nas mãos.

Neste lugar mágico ela recebia e modelava para as grandes damas da sociedade espanhola. Sua agenda era cheia de compromissos, e ela se esmerava em modelos cada dia mais deslumbrantes.

E assim ela passava seus dias, entre brincadeiras de bonecas feitas por ela mesma e sonhos de luxo e riqueza.

Mas um dia tudo isso mudou. Os que ainda se ressentiam com a mal sucedida revolução republicana do meado do século XIX, começaram a expulsar os agricultores de suas terras, a saquear as poucas economias que este povo tinha. E a menina e sua pequena família, pela fragilidade da condição feminina, resolveram partir do Velho Continente para o Brasil, que se dizia que há algum tempo recebia de braços abertos os imigrantes que fugiam da guerra iminente.

Partiram com seus poucos pertences para o porto de Valência e de lá partiram para a nova pátria…

Um comentário em “Contos da Lua Cheia (1): O Sonho

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s