Eu vejo a Divulgação Cientifica agindo não apenas na área acadêmica, mas também como sendo de grande importância para as empresas que querem ser reconhecidas pelos seus valores socioambientais.
Semana passada, elaborando uma métrica sobre um evento para uma pesquisa de audiência, percebi pelas respostas que de uma forma geral as pessoas não sabem o que é Divulgação Científica.
Então começo dizendo o que NÃO É Divulgação Científica. Congressos, colóquios, simpósios, semanas acadêmicas, palestras científicas não fazem parte da Divulgação Científica, são eventos entre pares.
A proposta da Divulgação Científica (e este é o grande “barato”) é justamente falar de assuntos técnico-científicos para a população dita “leiga” de forma que eles entendam claramente o que você ou sua empresa se propõe.
As empresas publicam seus relatórios para o público em geral nos mais diversos meios de comunicação mas agem como se toda a população soubesse do que está sendo falado. E isso eu entendo como ser translúcido e não transparente. Afinal, o que adianta fazer uma relatório impecável cujo indivíduo comum não entende a mensagem?
Quer fazer uma divulgação eficaz, quer que a população entenda o valor agregado existente? Fale adequadamente com o público que quer atingir. Afinal, a boa comunicação abre qualquer porta.
