Dia destes eu estava fazendo uma visitinha aos sebos do centro do Rio de Janeiro e fiquei apaixonada por um livro que vi – e claro! comprei – sobre Fra Angelico.
Para início de conversa o próprio livro já tem sua beleza. Suas páginas amareladas contam o segredo de sua idade, um belo exemplar de 1940. O livro escrito por Luis Guimarães Filho tem em seu interior aquelas páginas grossas e amareladas e as fotos em papel couché preto e branco. Luis Guimarães Filho foi poeta e diplomata, e trabalhando no Vaticano, teve acesso a um vasto material bibliográfico para suas pesquisas.
Eu queria colocar aqui fotos melhores mas minha querida amiga restauradora Patrícia Lavall me instruiu para não digitalizar as fotos até que ela possa ver o livro para não colocar em risco a integridade dele. Assim sendo por enquanto apenas as fotos mal tiradas pelo celular.
Existem várias fotos para eu mostrar para você, mas em especial tem o afresco do claustro que serviu de pano de fundo para os estudos de historiografia da arte de Didi-Huberman em seu livro Diante da Imagem. Esta foto ao lado é o afresco Anunciação pintada entre 1440-41 na cela 3 do Convento de São Marco, em Florença.
No próximo post estarei falando biograficamente sobre Fra Angelico, mas já podemos ter uma ideia da importância deste monge para a pintura, e principalmente para o Renascimento.