Eu tive a oportunidade de conhecer o Castelo Mourisco, edifício-sede da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Em outro post eu prometo falar sobre a arquitetura, mas hoje falarei sobre a forma de levar o conhecimento através das charges, que no início do século passado foi uma forma bem-humorada de divulgar as práticas sanitaristas.
As rimas e as imagens sempre se reportam à educação infantil e ao cuidado geral da saúde. Desde comer muito rápido até a vacinação da varíola.
Existem várias exposições permanentes no Museu da Vida sobre este tema, e é bastante interessante saber como a ciência era divulgada para a nossa sociedade.
De uma forma lúdica as informações eram popularizadas e uma das pranchas que achei mais interessante é a do excesso luminosidade, inclusive solar.
Outras mais estão na Mostra Permanente no Castelo da FIOCRUZ, mas aqui coloco algumas mais interessantes.