Sobre azuis

Lembrando do aviso imortal de Maiakovski, que nos diz “o mar da história é agitado”, hoje resolvi dar cor ao meu pensamento. Foram dias tensos, medos, lembranças de dias cinzas, de corações parando aos poucos de bater à espera de 0,5ml de cura. De animais agonizando em crematórios a céu aberto em grandes queimadas em nossas terras.

Mas para colorir meus olhos de beleza, hoje eu escolhi a cor azul. A cor elementar. Aquela que não pode ser imitada. A mãe de tantas cores do espectro do visível. A cor que vemos ao elevar os olhos aos céus em uma prece ao Criador. A cor que vemos quando recarregamos nossas energias ao olhar o mar em sua máxima beleza.

Me pergunto como Giotto juntou argamassa, água e pigmento e conseguiu retratar neste afresco um céu tão belo em contrapartida à morte de nosso Mestre Jesus. E esse azul tão lindo mascara todo o sofrimento e angústia dos anjos pela brutalidade dos homens.

(A Lamentação, Giotto – afresco de cerca de 1303-05, Capela Arena, Pádua, Itália)

Lembro de Vermeer, pintor holandês do período barroco que retratava com maestria o jogo de luz e sombra no vestido de seda da jovem dama ao piano. A perfeição de seus traços, de seu brilho o elevam a condição de um dos maiores artistas de todos os tempos.

(Dama Sentada ao Virginal, c.1670, Johannes Vermeer, National Gallery, Londres)

E nos perdemos na tela em quantos tons de azul são explorados por tão brilhante mestre da pintura. As pesadas cortinas, o céu, a pintura sobre o piano, nada é mais presente do que a seda brilhante.

Posso continuar falando horas sobre a cor azul. Existem músicas que são azuis. A Paixão Segundo São Mateus de Johann Sebastian Bach é uma música azul. Existem sentimentos azuis, a calma é azul.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s