Uros e o Lago Titicaca

Quando eu estava viajando pelo Peru a caminho de Macchu Pichu, passei pela cidade de Puno, uma cidade central para quem quer visitar o Lago Titicaca pelo lado peruano, que é um lago nos Andes que fica na fronteira entre Peru e Bolívia.

A cidade tem uma estrutura muito precária para hospedagem, principalmente para quem viaja de carro como eu. Além do mais, como em todo o Peru, haja  pollo (galinha) para comer. A cidade fica a 3.812m acima do nível do mar, e por conta da altitude eu só me sentia confortável com chá de folha de coca, que é vendida na feira como nossa hortelã.

A maioria dos turistas que vão conhecer o Lago Titicaca embarcam por Copacabana, na Bolívia, mas foi um país que nunca tive coragem de entrar de carro pelas histórias que a gente escuta dos viajantes nas paradas das estradas.

De Puno fui conhecer as ilhas flutuantes de Uros, no meio do Lago. Estas ilhas são artificiais, construídas pelos nativos peruanos e bolivianos para morar.  Existem evidências que os Uros existem desde a época pré-colombiana, de uma cultura que desenvolveu este tipo de habitação no meio do lago para sua maior segurança.

Os Uros são feitos de uma planta herbácea chamada Totora (Scirpus californicus). Estas “camas” passam por um processo constante de manutenção, e tudo é feito em cima dos Uros, inclusive existem escolas, pousadas e bares. Os habitantes dos Uros vivem basicamente do turismo e do artesanato.

Para quem gosta de conhecer culturas diferentes, tenho certeza que ficará encantado com um passeio de barco com os moradores dos Uros.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s